quinta-feira, 21 de março de 2013

Páscoa Tradições Alimentares

Páscoa Tradições Alimentares


Na Páscoa há diferentes Tradições Alimentares ou seja, consoante o país ou até mesmo a região... Ora Vejamos... O conceito da Páscoa surge com os Judeus. Pessach em hebraico significa passagem. Da morte para a ressurreição, da escravidão para a liberdade, da crise para a bonança, do Inverno para a Primavera. Os costumes da Páscoa variam entre os vários países, de acordo com a cultura e a história local. Para os germânicos, por exemplo, o período marca a chegada da Primavera e do sol, implícita com a ideia de renovação. Já os franceses comem cordeiro, um sacrifício simbólico pelo sofrimento de Jesus.

Hoje o sentido mais difundido da Páscoa é o do Cristianismo, em que o Domingo marca o fim da Quaresma, período de restrição alimentar e jejum para os mais ortodoxos. Celebra-se, neste dia a ressurreição de Jesus Cristo. E como a religiosidade pauta, por vezes, os hábitos alimentares, a culinária de Páscoa varia com os costumes das nações, mesmo entre as cristãs.



Páscoa Tradições Alimentares - Na Alemanha, Ostern


Páscoa Tradições Alimentares
Na Alemanha, a Páscoa mistura a cultura germânica com elementos cristãos. O feriado marca a chegada da estação das flores. O termo Ostern vem de Ostara, deusa germânica da Primavera. É atribuída aos alemães a tradição dos ovos de Páscoa, que representam a renovação e o recomeço da vida. Entre os pratos tradicionais estão o osterzopf, uma rosca servida com ovos cozidos, e a Möhrencremesuppe, uma sopa de cenoura. Ambos os pratos respeitam a restrição à carne. Como os Franceses, os alemães também comem um pão em forma de cordeiro, chamado Osterlamm. Já no Domingo, há o Osterbraten, assado de Páscoa que pode ser feito com qualquer carne.



Páscoa Tradições Alimentares - Na Espanha, Pascua


A Páscoa em Espanha é muito tradicional devido à grande devoção ao catolicismo. Existe a restrição ao consumo de carnes vermelhas sobretudo na Sexta-Feira Santa e, como no Brasil, comem bacalhau. Há também a tradição das torrijas ou pastéis doces, feitos de pão, leite e mel, fritos em azeite e passados em açúcar, mel, vinho ou canela. A rigor, são feitos por freiras e vendidos em conventos.



Páscoa Tradições Alimentares - Na França, Paques

Páscoa Tradições Alimentares

Os festejos começam em Mardi Grãs (a terça-feira gorda, que põe fim ao Carnaval) e estende-se até ao Domingo de Páscoa. A tradição local, que data do século XII, dita que os sinos das igrejas toquem na Quinta-Feira Santa anunciando a morte de Jesus Cristo e, depois disso, fiquem em silêncio até Domingo. As crianças francesas acreditam que, nesse período de silêncio os sinos voam para Roma e volta depois com ovos de chocolate. Os franceses católicos não comem carne vermelha na Quaresma e/ou na Sexta-feira da Paixão, substituindo por peixe. Há também o gateau de Paques, um bolo assado em forma de cordeiro, que também simboliza Jesus. No Domingo, a manhã gira em torno dos ovos de chocolate que podem ser seguidos de omelete ou quiche. Tudo para abrir caminho para o cordeiro assado que é o grande prato da Páscoa francesa. O hábito de comer cordeiro no Domingo foi herdado da Páscoa judaica e incorporado à tradição cristã como símbolo da ressurreição. É o cordeiro de Deus.



Páscoa Tradições Alimentares - Na Itália, a Pasqua

Páscoa Tradições Alimentares
País católico por excelência. No sul da Itália, especialmente na Sicília, o grande alimento do feriado é a Colomba Pascal. “Um pão doce, semelhante ao panetone, em formato de pomba, que também lembra uma cruz, remetendo à paz e ao sacrifício de Cristo”. Tradicionalmente, o pão doce pode ser recheado de laranja cristalizada ou apenas coberto de amêncoas. É servido após o almoço de domingo ou no café da manhã. Nos dias de restrição à carne vermelha, há uma receita tradicional da Ligúria. É uma torta de ricota e espinafre chamada torta pascoalina. O prato é feito com massa de empadão, recheio de ricota e espinafre e divido em doze fatias. Ovos, sem ser de chocolate, são abertos sobre cada pedaço. A torta é assada e servida com ovos levemente cozidos. Calzone de cebola, bacalhau com puré de batatas e molho branco gratinado no forno, peixe no forno servido com ervilhas frescas e batatas também fazem as delicias das famílias italianas, assim como o cordeiro ao molho de vinho com polenta ou risoto de parmesão e o tagliatelle ao molho bolonhesa de cordeiro.



Páscoa Tradições Alimentares - No México, Pascua 

Os mexicanos também são um povo católico. Respeitam a Quaresma, substituindo a carne vermelha pelo peixe, como símbolo do catolicismo. Não há uma preferência pelo bacalhau. São diversos tipos que aparecem em ensopados e assados. Tradicionalmente usam também o nopal, um tipo de cacto, que actua como legume e é usado na salada de camarão, com ovos ou como recheio dos típicos tacos mexicanos. Outra receita típica desta época é o romerito (vegetal de folha verde, semelhante ao alecrim, servido com camarão inteiro e molho apimentado) e o chocalho (sopa de milho branco seco partido aos bocados e cozido). Para a sobremesa, a capirotada (pudim feito com torradas de pão que leva queijo, leite, manteiga, açúcar mascavo e canela) e as empanadas doces recheadas de frutas como cereja, damasco, maçã e amora.



Páscoa Tradições Alimentares - Portugal, Páscoa


O bacalhau reina o ano inteiro. É um hábito herdado da igreja na Idade Média, quando o calendário impunha restrições alimentares que duravam quase um terço do ano, obrigando as pessoas a comer peixe. Mas há outras receitas na Páscoa portuguesa como o bolo folar, da região de Trás-os-Montes, um tipo de empadão recheado de guisado de frango.

Páscoa Tradições Alimentares - Folar de carne
"Manda a tradição que na Páscoa se faça o folar para repartir com a família e os amigos. As galinhas já fizeram as posturas necessárias para recolher as dúzias de ovos que misturadas com a farinha de trigo, o azeite e a manteiga permitem fazer a massa do folar. Depois de amassar e por a massa ao quente para levedar é necessário partir as carnes.

As chouriças de carne são partidas às rodelas, enquanto o presunto e o toucinho da barriga são partidos em pedaços. Este último serve para untar o folar e dar-lhe aquela textura cremosa que tanto apreciamos. Acende-se o forno da casa com as giestas que ficaram do último vassouro. Para cozer o folar o forno é aquecido com estevas verdes, recolhidas ontem com esse propósito. O cheiro que a resina da esteva liberta enquanto arde parece tornar o folar mais saboroso ao mesmo tempo que nos tráz à memória recordações de outros tempos.


Páscoa Tradições Alimentares

A massa do folar já levedou e agora é necessário colocá-la nas formas de chapa previamente untadas com manteiga ou a gordura de um pedaço de toucinho. A massa esticada e colocada na base da forma é agora coberta com os pedaços de carne e chouriça dispostos de forma aleatória. Depois, põe-se mais uma camada de massa e, se a forma é alta, repete-se o processo até colocar a massa ao nível do bordo da forma.


Agora a massa, já nas formas, vai repousar em ambiente aquecido, normalmente próximo da boca do forno, para unir as várias camadas entre si e estas com os pedaços de carne. Finalmente é enfornada no forno já rojo. A patroa não se vai embora sem dizer a oração e fazer as três cruzes com a pá na boca do forno. "São João te faça pão e São Bento te acrescente..." Agora é só esperar cerca de 1h 30 para poder saber se desta vez se acertou com o folar. As mulheres da aldeia gostam de comparar o seu folar com o das vizinhas e amigas e lembrar se desta vez ficou melhor ou pior que o do ano passado. Depois de provar o nosso vamos agora visitar os amigos para provar o deles
."


Páscoa Tradições Alimentares


Para a sobremesa, os tradicionais da doçaria portuguesa, desde massa de amêndoas, doce de gemas de ovos ou ovos de chocolate.

Mas veja melhor a nossa tradição em:   Pratos Tradicionais da Páscoa

0 comentários:

Enviar um comentário