quinta-feira, 21 de março de 2013

Pratos Tradicionais da Páscoa

Pratos Tradicionais da Páscoa


A tradição em redor da Páscoa traz também consigo a gastronomia típica desta celebração religiosa bastante popular em Portugal e no mundo. Vejamos que pratos tradicionais da Páscoa se preparam no país.

Em primeiro lugar, o peixe não é uma escolha tão frequente (a não ser o bacalhau na sexta-feira que antecede o dia de Páscoa), sendo a carne o alimento predilecto, devido em grande parte à Quaresma, período durante o qual impera a abstinência de carne.

É comum em todo o país comer-se o borrego ou cabrito (assado ou ensopado). Na região do Porto é popular o lombo de boi, também conhecido como “boi da Páscoa” e, na zona da Beira Litoral, a chanfana (já apresentada na nossa rota de sabores) e o leitão assado. Em Trás-os-Montes, o folar de carne e o Alentejo é famoso pelos pratos de cordeiro.


Pratos Tradicionais da Páscoa


No que diz respeito às sobremesas, não podemos deixar de mencionar os 3 doces típicos tradicionais da Páscoa: o folar (havendo vários tipos, como o folar doce e o folar gordo) , as amêndoas e o chocolate. Há mais doces, claro: na região do Minho, por exemplo, é tradicional comer-se o pão de ló.



Pratos Tradicionais da Páscoa

 

Pratos Tradicionais da Páscoa


Desta forma, damos aqui algumas receitas de Pratos Tradicionais da Páscoa:


Perna de borrego assada com arroz e esparregado






Páscoa Feliz


Pratos Tradicionais da Páscoa

0 comentários:

Enviar um comentário